segunda-feira, 7 de julho de 2014

Ideias inovadoras que valorizam a Leitura

Durante as férias de junho, a Coordenadora Pedagógica do Colégio Equipe de Viçosa, Débora Sant´Anna del Giúdice visitou alguns projetos de leitura, o primeiro em Paracatu – MG e o segundo em Brasília-DF.



Em Paracatu, Débora visitou a Casa de Consessa. Trata-se de um restaurante e lanchonete que possui um Café Letrado. Cida, a atriz que interpreta a personagem Concessa, no teatro e na TV, revela:



“O Café Letrado, ou a Arca das Letras vão se aprimorando e com a ajuda de amigos o número de livros vai aumentado. A maior riqueza que podemos doar para os filhos é a educação. Esta não diminui com o tempo e não é possível ninguém tirar dele. Educação quanto mais você doa mais você adquire”.





 Pequenas estantes de livros, montadas em pontos de ônibus de Brasília, oferecem aos usuários uma Biblioteca Popular. Trata-se de um novo conceito de empréstimo de livros sem nenhum tipo de burocracia onde o usuário se sente dono do livro e é responsável pelo projeto.  O projeto não visa resolver a vida literária da cidade, porém busca humanizar um espaço tão depreciado pelo poder público e despertar a noção de cidadania. 



Livros em paradas de ônibus, 24 horas e sem nenhum tipo de controle, não existia em nenhum lugar do mundo e o açougue T-Bone foi o pioneiro dessa ideia.


Débora se inspirou nestas ideias para criar o "Toró de Leitura"









Nenhum comentário:

Postar um comentário