segunda-feira, 7 de julho de 2014

Professora de Artes do Colégio Equipe cria Toró de Leitura

O projeto “Toro de Leitura”, lançado em 28 de junho de 2014, inaugurou uma mini biblioteca rural e um espaço de Artes que foram montados na varanda da casa do “Sítio Sô Renato”, no Córrego da Taboa, em Coimbra - MG. Os agentes de leitura, Débora e André, foram os responsáveis por captar e organizar o acervo, incentivar a leitura e cuidar do empréstimo dos livros. Eles ainda cuidarão da ampliação do acervo, da promoção de atividades artísticas e da valorização da cultura local.  


“Toró” é um termo muito usado na zona rural para retratar uma grande quantidade de chuva. Trata-se não somente de um Fenômeno Meteorológico, mas de um acontecimento que nos faz ficar em casa, lendo um bom livro, revista, jornal ou revistinha em quadrinhos.

A arte-educadora Débora Sant´Anna del Giúdice, professora de Artes do Colégio Equipe de Viçosa  conta que a idéia é formar novos agentes de leitura naquela comunidade, despertando o gosto nas crianças e adolescentes do lugar.

O Toró de Leitura é composto de livros literários e de Artes, dicionários, Gibis, revistas, jornais e pôsters de obras de arte. A proposta nasceu do desejo de elevar a auto-estima da comunidade do entorno do sítio.

O projeto prevê ainda a atuação de vários voluntários para desenvolverem atividades de incentivo à leitura e da arte.

A primeira Roda de Leitura foi guiada por Márcio José de Sant´Anna, pai da Débora, que falou sobre a importância dos pais lerem para os filhos na primeira infância. Márcio contou uma fábula do livro “Parábolas do mundo inteiro”, do autor Dr. Lair Ribeiro.

A primeira “Conversa com Escritores” foi com Lucy Mattos de Mello Sant´Anna, autora do livro de memórias “O Trem da História e a História do Trem. Lucy, que é mãe da Débora, mostrou como uma dona de casa, com poucos estudos, mas com muita leitura, pode tornar-se escritora e incentivadora dos filhos e netos a seguirem o mesmo caminho do bom hábito da leitura e da escrita.





Nausica Moreira Paiva, professora aposentada, tia do André, declamou o poema de Olavo Bilac, A Boneca.

Os participantes do “Toró de Leitura” foram convidados a realizarem as escolhas de suas leituras à vontade e, os que preferiram, levaram os livros para casa, ficando de devolvê-lo no próximo encontro.

A proposta vislumbra a implantação do “Cine Toró” com a exibição de curtas e longas metragens e do “Toró Net”, destinado a ensinar e estimular o uso da Internet. Porém, explica André Luiz Paiva del Giúdice será necessário adquirir uma estrutura com tela, projetor e computadores, que ainda não possuem.


Os idealizadores do projeto disponibilizaram uma construção, antiga venda, para implantar a estrutura definitiva do projeto. Portanto, pretendem captar recursos para a reforma do espaço, a fim de dar ainda mais liberdade para a comunidade rural utilizar o mesmo a qualquer dia da semana, por ser independente da casa sede. Sendo que no andar superior funcionaria a mini biblioteca e no andar inferior funcionaria um pequeno laboratório de informática. As sessões de cinema ocorrerão em um dos galpões do sítio, que será também destinado para este fim. 

O objetivo é estimular e ampliar o acesso à leitura, a arte, a informação e a cultura a fim de contribuir para a melhoria das condições sociais da referida comunidade rural. O projeto está recebendo uma grande adesão da comunidade. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário