sexta-feira, 19 de junho de 2015

Colégio Equipe de Carangola - Importância da Leitura



Obras literárias no Ensino Fundamental

Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias. A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. Leitura fluente, aspectos gramaticais, conhecimentos prévios, elementos fundamentais do texto narrativo como personagens, tempo, espaço, foco narrativo, discurso e enredo são discutidos durante os estudos literários do Ensino Fundamental do Colégio Equipe de Carangola.
No 6° ano, Quase Cachorro e Quase Menino, de Carlos Queiroz Telles, aborda a domesticação do cachorro e o início de uma convivência que dura séculos, entre homens e cães, transbordando poesia e delicadeza. Ruth Rocha foi apresentada ao 7° ano na obra Pra que serve?, sob o ponto de vista de uma adolescente, que descreve as primeiras descobertas e a reflexão sobre o significado da existência. Já o 8° ano é instigado a descobrir como Sherlock Holmes usa de raciocínio lógico e perspicácia para desvendar os mistérios da nobreza britânica.  Em O mistério da Casa Verde, de Moacyr Scliar, uma releitura de O alienista, de Machado de Assis, a última série do ensino fundamental se depara com um enredo original e vibrante que leva o leitor a conhecer um dos maiores clássicos da literatura brasileira.
Portanto, através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Ler é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através disso que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. 

Professor Héder Peixoto
Língua Portuguesa e Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário