sexta-feira, 19 de junho de 2015

Colégio Equipe de Carangola - Importância da Leitura no Ensino Médio




Obras literárias no Ensino Médio


Podemos considerar três motivos básicos para a valorização da leitura: informação, conhecimento e prazer, que estão associados ao fato de que o texto a ser lido e criticamente analisado por um leitor é sempre um trampolim para uma compreensão mais profunda e objetiva do contexto humano. Considerando que qualquer linguagem sempre possui um referencial de mundo/realidade, ser leitor é capaz de apreender os referenciais inscritos em qualquer mensagem e também os existentes num texto, o que significa compreender a dinâmica do real e compreender-se como um ser que participa desta dinâmica.

No 1° ano, abordamos Capitães da Areia, de Jorge Amado, e suas temáticas: menor abandonado, luta de classes, sincretismo religioso e exclusão social no cenário da capital baiana. Também analisamos as liras de Tomás Antônio Gonzaga em Marília de Dirceu. No 2° ano, o nacionalismo de Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e os contos de valores universais de Clarice Lispector, em Laços de Família, foram discorridos e interpretados de acordo com seus respectivos contextos sociais e psicológicos. Por fim, no 3° ano, lemos a eterna dúvida do adultério de Capitu, em Dom Casmurro, de Machado de Assis, sob a ótica de Bentinho. Ainda na última série do ensino médio,  foi estudada a obra Senhora, de José Alencar: um romance que apresenta contradição entre amor e dinheiro, diante da protagonista Aurélia Camargo.

Se ler já é importante no cotidiano de qualquer pessoa, imagine para quem precisa estudar e armazenar uma quantidade enorme de informações de uma só vez? Os estudantes, principalmente aqueles que estão em época de Enem, precisam se atentar muito a isso.

Professor Héder Peixoto
Língua Portuguesa e Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário