Obras literárias no Ensino Médio
Podemos considerar três motivos básicos
para a valorização da leitura: informação, conhecimento e prazer, que estão
associados ao fato de que o texto a ser lido e criticamente analisado por um
leitor é sempre um trampolim para uma compreensão mais profunda e objetiva do
contexto humano. Considerando que qualquer linguagem sempre possui um
referencial de mundo/realidade, ser leitor é capaz de apreender os referenciais
inscritos em qualquer mensagem e também os existentes num texto, o que
significa compreender a dinâmica do real e compreender-se como um ser que
participa desta dinâmica.
No 1° ano, abordamos Capitães da Areia, de Jorge Amado, e
suas temáticas: menor abandonado, luta de classes, sincretismo religioso e
exclusão social no cenário da capital baiana. Também analisamos as liras de
Tomás Antônio Gonzaga em Marília de
Dirceu. No 2° ano, o nacionalismo de Triste
fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e os contos de valores
universais de Clarice Lispector, em Laços
de Família, foram discorridos e interpretados de acordo com seus
respectivos contextos sociais e psicológicos. Por fim, no 3° ano, lemos a
eterna dúvida do adultério de Capitu, em Dom
Casmurro, de Machado de Assis, sob a ótica de Bentinho. Ainda na última
série do ensino médio, foi estudada a
obra Senhora, de José Alencar: um
romance que apresenta contradição entre amor e dinheiro, diante da protagonista
Aurélia Camargo.
Se ler já é importante no cotidiano de qualquer pessoa,
imagine para quem precisa estudar e armazenar uma quantidade enorme de
informações de uma só vez? Os estudantes, principalmente aqueles que estão em
época de Enem, precisam se atentar muito a isso.
Professor Héder Peixoto
Língua Portuguesa e Redação
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